O grupo Lapsus$, que afirma ser responsável por supostos ataques hacker ao Ministério da Saúde e à operadora Claro aqui no Brasil, diz ser autor de um ataque realizado contra sites da imprensa de Portugal. O Imprensa, considerado o maior grupo de comunicação social português e proprietário de veículos como o jornal Expresso, o canal Sociedade Independente de Comunicação (SIC) e a revista Blitz, confirmou o ocorrido em suas redes sociais.

Na madrugada do último domingo (02/01), os sites e perfis de mídia social do grupo Imprensa começaram a apresentar problemas relacionados ao ocorrido. Ao ser acessado o site do Expresso, por exemplo, uma página precisamente na mesma linha da que aparecia no site do Ministério da Saúde brasileiro na ocorrência de dezembro era mostrada, informando um ataque de ransomware.

A mensagem que aparecia dizia que “os dados serão vazados caso o valor necessário não for pago. Estamos com acesso nos painéis de cloud (AWS) entre outros tipos de dispositivos. O contato para o resgate está abaixo”. Entretanto, os dados que teriam sido acessados (e obtidos), além do valor de resgate, não foram detalhados.

Leia mais em Olhar Digital