BMW aproveitou a CES 2022 para anunciar uma série de novos produtos. Um dos grandes destaques da gigante alemã foi o SUV iX Flow, que traz a inusitada tecnologia de mudança de cor da carroceria, algo inédito na indústria e que promete revolucionar o mercado em alguns anos.

Segundo a montadora, isso foi possível graças à tecnologia E Ink, instalada na carcaça do SUV. Esse recurso contém milhões de microcápsulas com um diâmetro equivalente à espessura de um fio de cabelo humano. Cada uma dessas microcápsulas contém pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva, que podem ser alterados conforme o comando do motorista.

Em demonstração feita por meio de uma apresentação ao vivo na tarde desta quarta-feira (5), foi realmente espantoso ver um automóvel modificar de cor como em um passe de mágica. Entretanto, engana-se quem acha que essa tecnologia é meramente estética.

Como se sabe, a cor do automóvel pode influenciar na temperatura interna, e a E Ink previu esse benefício com seus diferentes tons de branco e preto. E como estamos falando de um carro elétrico, cada kWh de energia conta. Por isso, se o veículo estiver trafegando em uma cidade mais quente, convém deixar a cor do iX Flow mais clara, para utilizar menos a força do ar-condicionado. Já se o local for frio e o usuário quiser armazenar mais calor, basta equipar a cor preta.

Leia mais: CanalTech