Dá para dizer que 2017 é o ano do ransomware, com nomes como WannaCryNotPetya causando diversos problemas ao redor do mundo. Agora, um novo tipo de software malicioso (ou ‘malware’) capaz de sequestrar um computador e devolvê-lo somente após o pagamento de uma recompensa apareceu no pedaço: trata-se do nRansom, que pede que sejam mandados nudes (fotografias com pessoas sem roupa) em troca do desbloqueio do máquina.

Sim, é isso mesmo. Se uma máquina é infectada, o seu dono precisa mandar nudes para os cibercriminosos para obter a destrava. E eles fazem questão de que as fotografias sejam do(a) dono(a) da máquina, informando até mesmo que vão averiguar a procedência das imagens antes de liberar o acesso ao computador.

“O seu computador foi travado. Você só pode destravá-lo com um código especial” avisa a mensagem exibida no PC sequestrado. Ela pede, então, que a vítima crie um email no serviço ProtonMail e envie uma mensagem para um endereço específico. “Depois de nossa resposta, você deve mandar pelo menos 10 nudes seus. Depois disso, nós verificaremos se os nudes pertencem a você. Uma vez verificados, daremos a você o seu código de desbloqueio e venderemos os seus nudes na deep web.”

Até agora, o único arquivo associado ao ransomware descoberto tem extensão EXE, ou seja, funciona apenas no Windows. O Kaspersky Lab alerta que as vítimas dessa ação não devem enviar fotos suas para os hackers e garante também ser simples se livrar do bloqueio: basta pressionar Ctlr + Alt + Shift + F4 ao mesmo tempo. Posteriormente, o ideal é passar o antivírus em todo o PC a fim de remover o malware, já identificado e combatido pelo Kaspersky Internet Security, garante aquela companhia.

Fonte: Techtudo